Escolha um Mangá e Boa Leitura!

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Papo Otaku... Hoje: Shingeki no Kyojin (Attack on Titan)


Hey minna-san oyasuminasai!

E aí, tudo tranquilo com vocês? Estamos pertinho do dia 8 hein? Não sei vocês, mas eu estou muito ansioso com a chegada dos novos projetos.

No Papo Otaku de hoje falarei sobre Shingeki No Kyojin (“Attack on Titan” na versão em inglês, ou para quem preferir “Ataque dos Titãs” na versão em português). Esse título é muito bom e recomendo a todos que assistam o anime e leiam o mangá.

Como o nome do anime é muito grande quando eu for cita-lo usarei a abreviação SNK (o título é muito complicado e ruim de escrever, então usar abreviações tornam as coisas um pouco mais fáceis para mim hehe).

Como de costume vamos para o mangá:

O mangá é de autoria de Hajime Isayama e é publicado pela editora Kodansha na revista semanal Bessatsu Shōnen Magazine desde setembro de 2009, contando até agora com 62 capítulos e 14 volumes encadernados.

No Brasil SNK é publicado pela Panini desde novembro de 2013 e hoje se encontra no capítulo 6 (como o Brasil é sempre atrasado os mangás demoram para chegar aqui, então nos resta ler pelas scans que fazem um ótimo trabalho).

O anime foi transmitido pela Tv Tokyo MX no período de 7 de abril de 2013 a 28 de setembro de 2013, somando ao todo 25 episódios e 3 Ovas. Foi dirigido por Tetsuro Araki e produzido pelo Wit Studio.

Sinceramente quando decidi assistir SNK eu fui com as expectativas muito baixas até por que de início era um tipo de anime que não me atraía muito por que meio que se passava em tempos medievais e antes dele o único anime nesse estilo que eu tinha gostado foi Claymore (é muito bom quem puder assista).

Mas, para minha surpresa o anime não era nada do que eu pensava, mesmo com o ambiente um pouco diferente ele consegue entreter muito o telespectador.

A animação em si de início não me atraiu muito, mas como a quantidade de episódios era um pouco grande deu para acostumar, a trilha sonora é uma das melhores que já vi (eu falo isso em quase todo Papo Otaku, mas também, eu só gosto de escrever sobre animes que são bons). E uma história cheia de mistérios tornam esse anime realmente muito bom.

Agora que já falamos sobre o mangá e o anime vamos para a sinopse:

Em SNK a história gira em torno de uma humanidade que vem sendo exterminada por gigantes. Porém alguns seres humanos estão dispostos a mudar história e formar um exército de ataque aos seres assassinos.

É assim que entra Eren, nosso protagonista, que após ver sua mãe ser devorada por um gigante decide que não deixará nenhum deles vivo e buscará sua vingança completa.

Bom, a sinopse é basicamente isso. Agora vou passar umas informações complementares.

Para se proteger desses gigantes a humanidade vive cercada por três grandes muralhas, só que no primeiro episódio uma dessa três é destruída e isso é o começo do fim da humanidade. Só que não é de todo ruim que essa muralha tenha sido destruída, porque a partir daí o Eren nosso protagonista será forjado. 

Com a perda de sua mãe ele agora está apenas com sua meia irmã, que se chama Mikasa. Ele decide entrar para a equipe de exploração (essa equipe é um grupo formado apenas pela elite, ou seja os melhores soldados e ela basicamente combate os Titãs fora das muralhas), só que não é fácil entrar...

Ele tem que passar por um longo e difícil treinamento junto com sua meia irmã e vários outros recrutas que por motivos próprios também decidem entrar para a Tropa de Exploração. Vou evitar falar muito sobre essa parte do anime para não dar muitos spoilers...

Quem quiser saber mais sobre as muralhas e algumas outras informações é só acessar o link abaixo (mas advirto que há muitos spoilers):


Uma coisa muito interessante sobre SNK é que mesmo os humanos tendo os Titãs como inimigos, eles ainda passam por problemas e situações normais do cotidiano de quem vive em sociedade. 

Nós encontramos seitas religiosas que cultuam as muralhas como se elas fossem suas salvadoras, também encontramos desigualdade social (temos a família real vivendo em fartura e o povo vivendo na pobreza) e isso sem falar dos jogos políticos onde uma pessoa tenta derrubar a outra o tempo todo (tramas e trapaças). Ou seja, o mundo onde eles vivem não é tão diferente do nosso.

Agora depois de ler isso tudo vocês devem ficar pensando: “Como os humanos lutam contra esses titãs?” Pois é, eu fiquei com essa dúvida durante um bom tempo no anime só que lá no episódio 3 ou 4 (não me lembro bem) nós temos nossa primeira luta “equilibrada” entre titãs e humanos no anime... 

Antes de falar sobre como os humanos conseguem matar Titãs eu tenho que explicar que o único ponto fraco dos Titãs é a nuca, tornando impossível um humano normal desferir um golpe já que eles estão lutando com gigantes... 

Mas é ai que entra a tecnologia: Existe uma espécie de equipamento que permite que os humanos se movam nas três dimensões, o nome desse equipamento é Equipamento Tridimensional (bem redundante esse nome hein?). 

Basicamente o equipamento permite que os seres humanos consigam se mover em meio aos prédios (é algo semelhante ao que o homem aranha faz). Graças a esse equipamento tanto o anime quanto o mangá têm lutas espetaculares lembrando muitas vezes movimentos que só vimos no filme Matrix.

E por ser um anime novo, com recursos tecnológicos incríveis, a produção é excelente.  

Até agora lendo e assistindo SNK existem muitas coisas que ainda não foram explicadas. Uma dessas coisas é: se o universo do mangá é em tempos medievais como que os humanos tem tecnologia suficiente para criar esses Equipamento Tridimensionais? Isso é uma coisa que não tem como eu entender, espero que o Hajime sensei explique.

Como já falei o anime de SNK teve 25 episódios e uma coisa que foi muito bom é que não tivemos nenhum filler. O anime vai até o capítulo 33 e sinceramente ele retratou de forma brilhante todos os acontecimentos, com uma sequência lógica fácil de entender.

Agora vocês devem estar pensando: “Se esse anime é tão bom será se vai ter uma segunda temporada?” Minha resposta é sim, haverá. 

Durante o evento Animalogic, que aconteceu na Alemanha já agora em 2014, o autor falou que a segunda temporada já está em produção e deve estrear no segundo semestre de 2015.

E para quem é fã mesmo tem mais notícia boa: já esta confirmado que em janeiro de 2015 será lançado um Ova baseado no spin-off da série “Shingeki no Kyojin: Gaiden Kuinaki Sentaku”, essa produção contará a história do cabo Levi (o homem mais forte da tropa de exploração).

Pessoal é só isso mesmo, se eu falar mais aqui vou acabar passando muitos spoilers e daí tiraria a graça. Recomendo que assistam esse anime porque é muito bom. Garanto que você não vai se decepcionar, e para quem já assistiu o anime sabe que ainda tem muita coisa a ser descoberta. Então, leiam o mangá.

Se vocês puderem visitem o site do Shingeki No Kyojin Project. Lá vocês podem encontrar todos os episódios juntamente com todos os mangás para download ou leitura online.

O link é esse abaixo:


É isso aí. Espero que vocês tenham gostado. E, por favor, se deixei passar alguma coisa comentem.

Não se esqueçam de curtir a página do O Nekomata no face e acompanhar os novos projetos.




Grande abraço de seu amigo Edu e até semana que vem.

2 comentários:

  1. Adoro attack on titan meu preferido, já vi o anime e agora to leio o manga, o problema é esperar 1 mês para ver o próximo, adorei o papo. ^^
    :*

    ResponderExcluir
  2. É mesmo é muito ruim ter que esperar um mês, mas só nos resta esperar... Fico feliz que tenha gostado.

    ResponderExcluir